10 anos da Ocupação Amarildo de Souza

Confira imagens da primeira Ocupação Amarildo de Souza nas margens da SC 401, no norte da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis.

A ocupação foi formada cerca de um ano depois da Contestado, em São José, e escancarou uma realidade dramática, chegando a ter mais de 700 famílias organizadas.

Atualmente a Ocupação é um assentamento localizado em Águas Mornas que produz alimentos orgânicos, garantindo a sonhada terra, trabalho e teto.

A experiência da Amarildo escancarou a face mais cruel do Estado a serviço da burguesia local, que nunca controla os beach clubs em áreas ambientais, e pouco faz contra obras irregulares de grandes construtoras, mas foi feroz contra a classe trabalhadora.

Instituto de Formação Popular CaetéIFP Caeté

Composto por assentados da reforma agrária, estudantes, defensores de direitos humanos e profissionais autônomos, o Instituto tem como objetivos estratégicos oferecer educação popular e apoio social para as populações mais vulneráveis: os moradores de ocupações, quilombos, assentamentos, aldeias e comunidades periféricas, auxiliando na luta pelos seus direitos e na conquista do território e da autonomia.

Comuna AmariloAssentamento Comuna Amarildo de Souza

Desafiando o modelo hegemônico do agronegócio, o Assentamento Comuna Amarildo de Souza, em Águas Mornas / SC, construiu um empreendimento baseado na agroecologia, onde o lucro não é a única medida de valor. Nesse ambiente, nasceu o Instituto de Formação Popular Caeté com uma missão clara compartilhada por todas e todos: “nosso dever é devolver algo para a sociedade”.

© 2025 — Instituto de Formação Popular Caeté