Pontes de Solidariedade: Comuna Amarildo e Caeté Recebem Parceria da Alemanha

Nesta tarde, o Assentamento Comuna Amarildo de Souza e o Instituto de Formação Popular Caeté vibraram com uma visita muito especial! Recebemos em nossa casa membros da ONG Brasilieninitiative Freiburg (@brasilieninitiative_freiburg), da Alemanha, que estão construindo conosco uma significativa ação de solidariedade internacional.

Tivemos a alegria de guiar nossos companheiros Günther Schulz e Leandro Vidal, representantes da Brasilieninitiative, por nossas áreas de cultivo, compartilhando a riqueza da agroecologia que praticamos. Mais do que isso, pudemos narrar um pouco da nossa história – desde a corajosa ocupação na SC-401 até a consolidação de um projeto de vida e luta que floresce até hoje.

Foi um encontro repleto de trocas e aprendizados mútuos. A cada passo, a certeza de que a colaboração entre os povos e o reconhecimento da nossa trajetória fortalecem ainda mais nossa caminhada. Saímos deste dia não só felizes, mas profundamente animados com os frutos que esta parceria trará para os projetos atuais e futuros.

Viva a solidariedade internacional entre os trabalhadores do mundo! 🌎🚩

Viva a luta pela terra e pela agroecologia!

Instituto de Formação Popular CaetéIFP Caeté

Composto por assentados da reforma agrária, estudantes, defensores de direitos humanos e profissionais autônomos, o Instituto tem como objetivos estratégicos oferecer educação popular e apoio social para as populações mais vulneráveis: os moradores de ocupações, quilombos, assentamentos, aldeias e comunidades periféricas, auxiliando na luta pelos seus direitos e na conquista do território e da autonomia.

Comuna AmariloAssentamento Comuna Amarildo de Souza

Desafiando o modelo hegemônico do agronegócio, o Assentamento Comuna Amarildo de Souza, em Águas Mornas / SC, construiu um empreendimento baseado na agroecologia, onde o lucro não é a única medida de valor. Nesse ambiente, nasceu o Instituto de Formação Popular Caeté com uma missão clara compartilhada por todas e todos: “nosso dever é devolver algo para a sociedade”.

© 2025 — Instituto de Formação Popular Caeté